Exercícios Propostos

1. Desde 1995 alguns estados norte-americanos estão excluindo o ensino da teoria de evolução biológica dos seus currículos escolares alegando, entre outras razões, que ninguém estava presente quando a vida surgiu na Terra. Alguns cientistas defendem a teoria da evolução argumentando que, se é necessário “ver para crer”, então não poderemos acreditar na existência dos átomos, pois estes também não podem ser vistos.

a) Apresente três evidências que apóiam a teoria da evolução biológica.

b) Cite dois fatores evolutivos que estão presentes na Teoria Neodarwiniana da Evolução.


2. De que forma os fósseis ajudam no estudo da evolução do homem?

3. A pata de uma anta, a asa de uma pomba, o braço de um homem, são entre si:

  1. homólogos porque realizam a mesma função.
  2. homólogos porque possuem a mesma origem embrionária.
  3. análogos porque possuem a mesma origem embrionária.
  4. análogos porque realizam a mesma função.
  5. homólogos e análogos simultaneamente


4. Escolha um período de uma Era geológica e caracterize quanto as formas de vida presentes.


5. Em relação às evidências da evolução biológica, é correto afirmar que:

a) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente.
b) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto no morcego estes não só foram mantidos como alongados.
c) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem origem embriológica diferente.
d) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos.
e) a embriogênese é uma evidência da evolução, porque mostra que uma célula ovo evolui para mórula, blástula, gástrula e embrião, que, finalmente, evolui para o indivíduo adulto.


 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: